Tutorial Scapy Parte 1 Logo

 

Referência: https://scapy.readthedocs.io/en/latest/_images/scapy_logo.png

Você já ouviu falar no Scapy?

Acredito que não há ninguém melhor do que o próprio Scapy, para falar sobre o que é este projeto incrível.

Scapy é um poderoso programa interativo de manipulação de pacotes. Ele é capaz de forjar ou decodificar pacotes de um grande número de protocolos, enviá-los na rede, capturá-los, corresponder solicitações e respostas e muito mais. Ele pode facilmente lidar com tarefas mais clássicas como varredura, tracerouting, sondagem, testes de unidade, ataques ou descoberta de rede (pode substituir hping, 85% de nmap, arpspoof, arp-sk, arping, tcpdump, tethereal, p0f, etc.). Ele também funciona muito bem em muitas outras tarefas específicas que a maioria das outras ferramentas não pode manipular, como enviar quadros inválidos, injetar seus próprios quadros 802.11, combinar técnicas (VLAN hopping + envenenamento de cache ARP, decodificação VOIP no canal criptografado WEP,… ), etc.

Trabalhando com Scapy

A linguagem Python é a base do Scapy, para quem não conhece essa linguagem, a boa notícia é que o Python pode rodar em praticamente qualquer sistema!

Além disso, se você estiver usando um Mac ou qualquer outro sistema baseado em unix, como o Ubuntu, o python provavelmente já estará instalado no seu computador.

Como o Scapy é construído em Python, você tem toda a funcionalidade desta linguagem, incluindo blocos de controle, instruções condicionais e todos os módulos disponíveis. As possibilidades são virtualmente ilimitadas quando se trata de construir suas próprias ferramentas de rede.

Eu não sou programador, o Scapy é fácil de usar?

O Scapy é usado através de um modo interativo de linha de comando ou dentro de scripts Python.

Temos certeza que depois de ler este tutorial você será capaz de utilizar a maioria das funcionalidades básicas com o Scapy.

Se você não está muito empolgado em aprender uma nova linguagem de programação, não se preocupe. O Scapy tem sua própria sintaxe, então você não precisa saber muito sobre Python para começar.

Linguagem Python

O Python é uma linguagem muito amigável para aprender. Sem dúvida é a linguagem que mais cresce em utilização nos últimos tempos, isso se deve principalmente ao Python ser uma linguagem multiuso.

Podemos utilizar o Python em diversas áreas, como ciência de dados, desenvolvimento web, automação, inteligência artificial e claro, para estudarmos protocolos de rede!

Embora você não precise saber Python para utilizar o Scapy, um pouco mais de estudo aumentará o que você pode fazer com o Scapy e suas ferramentas de rede.

A Python Brasil organizou uma lista de perguntas frequentes sobre a linguagem que é muito interessante.

Se você se interessou pela linguagem e quer aprender um pouco, eu recomendo esses materiais abaixo:

Nos vemos na próxima parte deste tutorial! Até lá!

Tutorial Scapy – Parte 2 >>